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Currículo

O processo de cuidar, que integra e correlaciona o gerenciar, educar e pesquisar constitui-se o eixo horizontal deste currículo.

O profissional formado pelo Curso deverá apresentar o seguinte perfil: generalista, capacitado para atuar na coordenação do processo de trabalho da enfermagem, na qualificação de seus agentes e no desenvolvimento de ações  cuidativas, educativas, gerenciais e de pesquisa junto ao indivíduo, à família e à coletividade. Na sua atuação deve considerar o perfil epidemiológico da população, a legislação em vigor e as instituições onde as ações são desenvolvidas. Deve comprometer-se ética e politicamente com a valorização e a defesa da vida e com a preservação do meio ambiente, pautando-se no exercício da cidadania, atendendo às necessidades de saúde do ser humano-cidadão no seu contexto bio-psico-sócio-cultural.

Deve também ter competência técnico-científica que o habilite a uma atuação interdisciplinar e sistematizada, garantindo a qualidade da assistência de enfermagem em diferentes níveis de atenção à saúde.

Partindo da compreensão de que a formação superior é um percurso que pode ser realizado por meio de diferentes trajetórias, procuramos, dentro das possibilidades institucionais, organizar o currículo de forma que o/a aluno/a possa ampliar os horizontes do conhecimento específico do campo de atuação da enfermagem. Assim, a formação do profissional enfermeiro/a foi dividida em três processos: formação específica, formação complementar e formação livre e está estruturada em Módulos.

MÓDULO I - SOCIEDADE, SAÚDE E ENFERMAGEM
    Este módulo está composto pelas seguintes áreas de conhecimento: ciências sociais, filosofia, educação, saúde coletiva, enfermagem e bioestatística. Tem como objetivos gerais compreender as práticas de saúde, entre elas a enfermagem como prática social; compreender o processo de construção do conhecimento científico e realizar o diagnóstico de saúde de uma determinada população.

MÓDULO II - INSTRUMENTALIZAÇÃO PARA O PROCESSO DE CUIDAR DO INDIVÍDUO
Este módulo se constitui das seguintes áreas de conhecimento: morfologia, fisiologia, patologia e enfermagem. Tem como objetivos gerais avaliar as condições de saúde do indivíduo e da família nas dimensões bio-psico-sócio-espiritual; desenvolver o processo de cuidar (cuidar/educar/pesquisar) do indivíduo, utilizando instrumento metodológico para sistematizar o cuidado de enfermagem; conhecer as bases conceituais do gerenciamento e suas implicações na saúde.

MÓDULO III - PROCESSO DE CUIDAR, GERENCIAR, EDUCAR E PESQUISAR EM ENFERMAGEM
Este módulo é composto pelas seguintes áreas de conhecimento: saúde da mulher, do idoso, saúde mental, saúde do adulto e saúde do trabalhador. Tem como objetivos gerais planejar, desenvolver e avaliar ações de enfermagem de caráter individual e coletivo voltadas para a promoção da saúde, prevenção de agravos, tratamento e reabilitação nas diversas etapas do desenvolvimento humano e nos diferentes níveis de atenção à saúde.

MÓDULO IV - CONSOLIDAÇÃO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM ENFERMAGEM
As áreas de conhecimento envolvidas neste módulo são todas as áreas referidas nos módulos anteriores. Tem como objetivos gerais planejar, desenvolver e avaliar ações cuidativas, educativas, gerenciais e de pesquisa de forma integrada e autônoma, vivenciando o processo de trabalho da enfermagem nos diferentes serviços de saúde; desenvolver um trabalho de conclusão de curso sob orientação docente; desenvolver consciência crítica para o exercício ético-legal da profissão.     Aqui o/a aluno/a terá oportunidade de vivenciar a prática profissional em três situações distintas: a prática profisssional na área hospitalar, na área da saúde coletiva e em uma área específica, de interesse do/a aluno/a. Paralelamente a esta prática, o/a aluno/a terá oportunidade de refletir sobre o exercício de sua profissão.

Formação complementar
O processo de formação complementar se constitui na oportunidade de o/a aluno/a completar o seu processo de formação com atividades de ensino, de pesquisa e/ou de extensão no âmbito do Curso de Graduação em Enfermagem.

Formação livre
O processo de formação livre visa possibilitar ao/a aluno/a a oportunidade de ampliar sua formação em qualquer campo do conhecimento com base estrita no seu interesse individual. O/a aluno/a buscará atividades acadêmicas, científicas e culturais oferecidas pela UFSCar ou outras instituições.

Para integralizar os créditos do Bacharelado, o/a aluno/a deverá cursar 221 créditos de disciplinas obrigatórias correspondentes à formação específica e 20 créditos em atividades pedagógicas, de pesquisa, de extensão e/ou livres correspondentes à formação complementar e livre. Após a conclusão do total de 241 créditos, receberá o grau de Bacharel em Enfermagem.

O/a aluno/a poderá concomitante ao Bacharelado cursar as disciplinas da Licenciatura, num total de 40 créditos, que integralizados aos créditos do Bacharelado (261 créditos), darão ao aluno o título de Licenciado em Enfermagem
Caso o/a aluno/a faça a opção por cursar também a Licenciatura, os créditos correspondentes às disciplinas poderão ser contabilizados na formação complementar e livre.

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